A alimentação para o ser humano sempre foi mais que saciar sua fome. Quando se trata de uma criança, nossa responsabilidade é mais do que variação de cardápios, ela se torna um dever de conscientização e formação de novos adultos sadios. A escola tem, junto com a família, o dever de formar cidadãos mais conscientes. Valores como respeito, amor, ética, cooperação, sociabilidade, consciência ecológica, integridade e amizade são importantes, mas aliado a todos esses valores deve estar a “ciência” da boa alimentação.
Crianças que não se alimentam adequadamente correm o risco de desenvolver doenças crônicas como diabetes, obesidade, hipertensão entre outras. Pesquisas mundiais revelam que os hábitos alimentares sofreram uma mudança significativa com o aumento do consumo de alimentos com excesso de gorduras e sódio, alto consumo de bebidas gaseificadas e com alto teor de açúcar, bem como o baixo consumo de frutas e hortaliças.
O projeto do Year 4 buscou conscientizar os alunos do valor que tem a alimentação em suas vidas e assim abrir o leque de aceitação por parte delas para os alimentos mais saudáveis e menos industrializados.
Começamos o projeto com os alunos falando sobre seus hábitos alimentares ( Tuning in) e logo após fomos aprender sobre a pirâmide alimentar. Registramos informações em gráficos e depois analisamos os dados. Assistimos documentários sobre alimentação com alimentos orgânicos e produtos industrializados, vendo as diferenças e o impacto na saúde (Finding out and Sorting out). Os alunos ficaram livres para trazer informações complementares ( Going further) e deixar nosso aprendizado mais rico. Ficamos contentes de observar que as crianças se envolveram e se tornaram mais conscientes com a alimentação.
Finalizamos o projeto com avaliações dos alunos sobre suas alimentações diárias ( Making Conclusions) e atividades físicas e o que poderiam fazer para melhorar e incentivar aos outros ( Taking Action). A semana passada todos os alunos compartilharam alimentos receitas .
Genial essa ideia! Atualmente, é uma luta orientar os filhos com bons hábitos alimentares, diante da correria da vida moderna e das seduções do fast food. Mas, acredito que a melhor forma de implantar bons hábitos ainda é pelo exemplo.
ResponderExcluirEspero que esse projeto seja contínuo, se as crianças tomam consciencia que alimentação é uma escolha saudável e não uma decisão proibitiva das maes e dos pais terão prazer em escolher alimentos que promovam saúde. I wish this was a continuous project.
ResponderExcluir